Lobinho

A Alcatéia é o ramo escoteiro em que ficam crianças de 07 a 10 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos, a parte em que a criança aprende viver junto com outras pessoas. Na Alcatéia a criança aprende e se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.
O programa da Alcatéia é inspirado no "Livro da Jangal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo".
A organização da Alcatéia pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe é chamado de Akelá e seus assistentes são chamados Baloo, Baguera, Kaa, Chill ou outros nomes representados no "Livro da Jângal".
A Alcatéia é dividida em matilhas, cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizados trabalho e jogos, mas isso não é o mesmo que o sistema de patrulhas, adotada no Ramo Escoteiro ou Ramo Sênior.
O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcatéia pelas cores(matilha) próprias dos lobos. A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de Primo, auxiliado pelo Segundo. Os Primos e Subs são escolhidos pelo Akelá.

Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de fazer a "trilha" para se adaptar na futura tropa, o Lobinho passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcatéia.

Um pouco da História:

O Lobismo - Na edição original do livro “Escotismo para Rapazes”, Baden-Powell não fixou um limite de idade mínima, nem máxima para o ingresso do menino no Movimento Escoteiro. Como consequência disso as tropas tinham meninos cujas idades variavam entre 9 e 18 anos. Os meninos pequenos também queriam entrar na brincadeira, mas os mais velhos não desejavam misturar-se com os pequenos e estes não conseguiam acompanhar as vigorosas atividades feitas pelos escoteiros. Então, B-P começou a pensar em oferecer as atividades que fossem adequadas para os pequenos. Ele queria que o programa para eles tivesse suas próprias características, não que fosse uma versão simplificada do programa dedicado aos escoteiros.
Atendendo a seu convite, a enfermeira Vera Barclay, dedicou-se com entusiasmo à organização do Manual do Lobinho a partir de um manuscrito de B-P.

A promessa Lobinho: 
A Lei do Lobinho traduz, em conceitos simples e em palavras que as crianças podem entender, o projeto educativo do Movimento Escoteiro, isto é, o que pretendemos ser.
A Lei do Lobinho possui cinco artigos:

  1. O lobinho ouve sempre os Velhos Lobos 
  2. O lobinho pensa primeiro nos outros 
  3. O lobinho abre os olhos e os ouvidos 
  4. O lobinho é limpo e está sempre alegre 
  5. O lobinho diz sempre a verdade
A Promessa de Lobinho representa o compromisso voluntário de cumprir a Lei do Lobinho e os dois deveres que se espera que os lobinhos cumpram: os deveres para com Deus e os deveres para com a pátria, além de fazer todos os dias uma boa ação.

Prometo fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria; obedecer à Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.

Veja!!



Links Uteis:
Escotistas em ação ramo lobinho (PDF)
Alcateia em acao (PDF)


Informações retiradas do site dos Escoteiros do Brasil e Scout Wiki

Home
Fale com a gente: (11) 97532-1715
Ou Clique aqui: Fale Conosco!

E-mail: grupoescoteiromonteolimpo@gmail.com

Atividades aos Sábados das 9:00 as 12:00.

Clube Escola Curuçá.
Endereço: Rua Grapirá, 537 - Vila Curuçá - São Paulo - SP.

Postagens populares

384º SP Grupo Escoteiro Monte Olimpo. Powered by Blogger.